

Tecnologia
música

Arte
26 DE ABRIL DE 2024 - 14 horas
ESCOLA PÚBLICA DE MÚSICA YAMANDÚ COSTA
CONCERTO DIDÁTICO
Prof. Mauro Fonseca
MÚSICA EM REALIDADE VIRTUAL
COORDENAÇÃO: MAESTRO RODRIGO ÁVILA



Audições e Comentários

Em uma abordagem de Música e Tecnologia, parte-se dos registros da execução de composições. Aqui, os exemplos foram escolhidos por serem didáticos, com exceção do último. No primeiro exemplo uma abordagem na música de Roberto Prado, compositor brasileiro de trilhas sonoras. Nos demais, apresento composições próprias da época da formação na escola de musica Berklee: letra, música, arranjo, execução. Em alguns momentos, a opção por instrumentos em realidade virtual tem a haver com a possibilidade de um fluxo de trabalho constante. Isso atende a concepção musical, quando da impossibilidade de instrumentos reais com a mesma qualidade. Existem recursos de áudio disponíveis gratuitamente para abordagens básicas e intermediárias, muito semelhantes aos mostrados nos exemplos. Para os detalhes, durante a audição, o melhor é um fone de ouvido pois não há dependência da acústica.Coloque em TELA INTEIRA para visualizar tudo.


COMPOSIÇÃO DE ROBERTO PRADO: - Experiência Básica na tecnologia de áudio. O aluno não toca ainda um instrumento mas, consegue aprender sobre o processo de mixagem de uma gravação já realizada: 1. Define volume e o palco sonoro ( se os mesmos parecerão estar a na nossa frente , a esquerda ou a direita ) para cada instrumento. Aqui se respeita intenção do autor: Uma orquestra de câmara. 2. Define espaço para que a acústica proporcione uma audição de sala grande como em um cinema. Estes experimentos trazem aprendizados que vão além do tocar um instrumento: 1.A habilidade de intervir para garantir que cada músico tenha sua expressão musical ouvida e a obra possa entregar cada emoção para o ouvinte. 2. A ousadia de, durante um apresentação ao vivo, se dirigir ao operador de mesa de som para avisar que um colega músico que passou semanas aperfeiçoando sua performance, não está sendo ouvido por algum motivo técnico ou porque o operador não percebeu, ou porque o operador não teve a oportunidade de fazer alguma formação em Música e Tecnologia.


NA CURVA - Experiência Intermediária na tecnologia de áudio. Aqui o aluno toca e se envolve com a gravação da sua performance, na modalidade solo ou com acompanhamento de performances de outros colegas: 1. Aprende sobre o processo de gravação. 2. Executa os passos de mixagem conforme aprendizado na Experiência Básica. Os aprendizados decorrem das decisões sobre produção: 1. Escolha de instrumentos. 2. Escolha dos músicos. 3.Arranjos . 5. Andamento. 6. Tom. 7. Expressão. 8. Mixagem. Sobre a composição NA CURVA: Na curva a paisagem muda aos poucos, pra quem vai devagar. A harmonia segue para uma mudança de tom. O tema leva em conta as curvas no caminho do compositor. Um tempo pra dar um tempo pro mesmo tom...
OQUE PASSA NA CABEÇA DE LAUDELINO? Experiência Avançada na tecnologia de áudio. Experiência avançada não tem a haver com formação musical básica. Isso acaba na experiência intermediária. Essa abordagem é insustentável, via de regra, pela exigência de processamento. É somente um ponto de vista, escolhas pessoais com o objetivo de imaginar e fazer, desenvolver uma idéia só porque a tecnologia permite. Não vou detalhar procedimentos como nos exemplos anteriores. Aqui, só o resultado. Mas, um fato inicial: Laudelino ganhou uma gaita de boca cromática lá pelos 13 anos. Achava um canto, no silêncio, pra tocar com volume baixo e poder imaginar estar sendo acompanhado. Trouxe essa imaginação à tona, arranjando e executando cada parte. Revelo, oque passa na cabeça de Laudelino antes, durante e depois que ele começa a tocar.








