

EngÁudio
música

Arte
PROJETO MIX
28 DE NOVEMBRO 2024
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DA ESCOLA DAS PROFISSÕES
Prof. Mauro Fonseca
ESCOLA PÚBLICA DE MÚSICA YAMANDÚ COSTA E ESCOLA DAS PROFISSÕES
COORDENAÇÃO: MAESTRO RODRIGO ÁVILA E PROF. JOÃO RICARDO DOS SANTOS

O projeto MIX é um aprendizado de mixagem de músicas para estudantes de música. É definido pela mistura de conhecimentos de musica e tecnologia utilizando equipamentos de som virtuais (emuladores de hardware) incrivelmente realistas para equilibrar e destacar performances musicais previamente gravadas: de grupos ou individualmente, de forma a destacar a sonoridade da obra e a performance musical.
Neste contexto são avaliados cada performance musical e definidos o local em que cada musico deverá ficar em um palco sonoro e qual volume (potência sonora em decibéis) deverá tocar para que a mistura (mix) musical soe soberba!.
A atuação do estudante de musica e tecnologia consiste em definir estes aspectos utilizando ferramentas gratuitas que definirão as características desejadas. Estas ferramentas são descritas abaixo:

DAW ( DIGITAL AUDIO WORKSTATION):
É a interface que reúne todas as performances gravadas de uma musica. É o software de gerenciamento do projeto.

EQUALIZADOR: O equalizador elimina as frequências inúteis de cada instrumento de forma a realçar as suas qualidades em detrimento de seus defeitos. Isso resulta em um som mais claro e mais bonito.

COMPRESSOR: O compressor compensa as diferenças de dinâmicas de execução. Durante uma performance reduz o volume das performances onde houve algum ataque excessivo de instrumento ou uma voz excessivamente alta.

REVERB – O reverb acrescenta sons refletidos de ambientes e mistura com o som gravado gerando a sensação do som estar sendo executado em uma sala grande como teatro e salas de concerto.

LIMITER – O limiter estabelece um ganho para a música já mixada de forma que não ultrapasse um volume máximo evitando a distorção do som por excesso de volume.

MASTERIZADOR A.I. – O masterizador de inteligência artificial captura e analisa a mixagem concluida e compara com uma referência de estilo musical. A partir daí ajusta a sonoridade da mixagem fazendo um ajuste tonal, ajuste de ataque e pressão sonora em decibeis para atingir os mesmos padrões da referência escolhida e finaliza o projeto para que atenda as exigências de plataformas de divulgação (youtube, spotify, deezer , soundcloud, apple music etc.)